sábado, 30 de junho de 2007

50 Anos de Rock

Um pouco da história do rock em um texto antigo.

Pais e filhos sempre tiveram um relação de conflito, por mais harmônica que seja a relação familiar sempre ambos os grupos discordam de alguns pontos, seja no aspecto social, político ou religioso. Hoje vivemos em uma sociedade onde a discussão, a conversa e a não obediência dos jovens são comuns; mas, na sociedade dos anos 40 isso era totalmente diferente. Os jovens viviam numa sociedade moldada pelos aspectos morais ditados pelos mais velhos que viam naquele modo a maneira correta de viver. A juventude era meio que marionetes nas mãos deles, mas tinham lá suas próprias opiniões e nunca tiveram coragem ou um meio de colocá-las para fora. É quando na década de 50 surge um novo ritmo musical, misturando o blues negro e o country branco, o Rock nascia junto com a insatisfação do pós-guerra e do artificial american life.

Foi nessa nova onda musical que os jovens viram uma maneira de se expressarem. Com letras que falavam de garotas, carros e da própria juventude, o estilo conseguiu aderir muitos adeptos em pouco tempo.

A sociedade ficou assustada já que além de ser um estilo provocante, era inter-racial. A nova onda foi motivo de discussão familiar, os pais conservadores procuravam cada vez mais "proteger" seus filhos da "ameaça" das músicas. Rock era sinônimo de liberdade, liberdade aos desejos reprimidos por uma sociedade durante várias décadas, parecia que de uma hora para outra o mundo havia enlouquecido, mas não era nada disso, era o nascimento do Rock N' Roll.
Ainda antes do grande símbolo do Rock, Elvis Presley, despontar nas paradas de sucesso, o primeiro hit do estilo foi lançado, a música "Rock Around the Clock" de Bill Halley and his Comets emplacou na parada no ano de 1955; era o início da frebe Rock and Roll que viria a se expandir por diversas décadas de diversas maneiras diferentes.

Na década de 50 o Rock N' Roll explode com Elvis Presley, na década de 60 o fenômeno Beatles e os provocantes Rolling Stones ditaram o estilo. Na década de 70 é a vez do Heavy Metal estourar com bandas como Led Zepellin e Iron Maiden. A década de 80 é marcada pela união ao estilo da melancolia e de novo efeitos eletrônicos. É ainda nessa década que há a explosão do Rock no Brasil com diversas bandas nacionais surgindo.

Quando parecia que o rock estava no fim, que a década de 90 seria aquela que marcaria o fim do estilo, surge na cidade de Seatle(EUA) uma banda e um novo estilo que viriam a se expandir pelo mundo. O Nirvana surge divulgando o grunge e levanta o rock em mais uma demonstração de que o rock não morreu.

A década de 90 acaba e o rock está mais consolidado do que nunca. O novo milênio começa com uma grande explosão do estilo e com diversas bandas novas aparecendo no mercado, seja no parâmetro mundial, seja no nacional. Em mais de 50 anos de existência, o rock nunca deixou de ser um estilo provocante, contestador que despontasse a revolta de diversos grupos, apenas sofreu algumas alterações com o surgimento de diversos sub-estilos, mas todos estão ligado às raízes, ou seja, ao bom e velho Rock N'Roll.

Nenhum comentário: