domingo, 29 de outubro de 2006

Por essa a grande mídia não esperava

Por muito tempo as grandes emissoras contaram com um tipo único de telespectador, aquele que ligava a TV às 18hs para assistir a novela e não ia dormir sem antes dar boa noite no Jornal Nacional. Esse tipo de telespectador ficou recentemente conhecido com o “telespectador Homer”, sim sim, Homer de Homer Simpsom. O pai de família, inerte, que aceita e acha graça de tudo aquilo que a TV apresenta, sem criticar e questionar tais ações. Passa o dia deitado no sofá de cueca e do lado sua velha e boa cerveja, como se tudo tivesse as mil maravilhas. Pra que se preocupar? Se acontecer algo que realmente venha colocar em perigo a sua vida, é só ligar a TV e “seus problemas acabaram”.

Esse telespectador finalmente esta em extinção e a sua tendência de desaparecer só aumentou depois do pleito de 2006. O culpado, ou melhor, a culpada: a internet.

A explosão de blogs e comunidades no orkut nestas últimas semanas nunca foram vistos em nenhuma campanha eleitoral como nesta. A prova está nas principais comunidades dos candidatos à presidência no segundo turno: a Comunidade “Geraldo Alckmin Presidente 45” que tem até agora 222.979 orkuteiros e a “Nós Votamos LULA Presidente 13” tem 108.481. Essa mudança fez até os candidatos mandarem mensagens especiais direcionadas aos orkuteiros e leitores de blog.

Usuários comuns, jornalistas de respeito encontraram nos blogs e no orkut o espaço ideal para publicar suas idéias longe de qualquer manipulação, edição ou farsa hollywoodiana que os grandes meios fazem antes da publicação de qualquer notícia que venha ferir seus “princípios” políticos-econômicos. E é por conta deste princípio que essa discussão torna mais evidente no período eleitoral.

O fato é que a internet teve um papel muito importante na cobertura das eleições 2006. Enquanto a grande mídia (Veja, Globo, Época etc) mostrava discaradamente a sua parcialidade, a mídia on-line vinha para analisar os fatos e desmascarar o jogo de poder.

O agente dessa mudança é o novo público brasileiro. Encabeçado por jovens dispostos a derrubar as máscaras dos grandalhões. Esses jovens viraram grandes detetives, e vasculhavam todos os cantos atrás de fatos que pudessem comprovar ou derrubar aquela notícia.

No meio dessa reviravolta, eis que contamos com um dos grandes aliados dessa nova mídia junto com outra série de revistas e sites: a revista Carta Capital, que começou a desmantelar todo o jogo entre mídia e política que resultou no caso dossiê, conforme mostrei no texto anterior. A briga ficou feia, os pequenos (pequeno em expressão nacional) da Carta Capital bateram de frente com os grandalhões (mais precisamente Ali Kamel, diretor de jornalismo da Rede Globo) com a publicação da edição 415 que trazia na capa “A trama que levou ao segundo turno” e a edição 416 que tinha como capa o título "Veja, contribuições ao dossiê da mídia".

A partir daí começou uma campanha pela moralização da mídia. Foram enviados e-mails de repúdios a estes veículos e campanhas para cancelamento de assinatura das revistas de tendência parcial. Sem sombra de dúvidas, a pulga começou a coçar atrás da orelha de muitos grandalhões, já que e-mails de repúdios e cancelamentos não fazem bem nem a moral e nem ao bolso destes.

Quando a poeira das eleições baixar, editores, jornalistas, presidentes de toda a mídia vão ter que parar e avaliar seus conceitos. Já que o Homer agora ganhou um computador e viu que a TV era tão burra quanto e não sabia de nada. O Homer descobriu no computador, primos e irmãos da televisão muito mais inteligentes que mostram tudo aquilo que a TV não conseguia. A verdade é que o velho Homer está pensando em vender a TV, será que alguém quer comprá-la?

Um comentário:

Anônimo disse...

não devia ter parado nunca de escrever... muito bom!
a evolução dos meios de comunicação, e a desmonopolização (não sei se essa palavra existe) das informações só teve grandes resultados.. na verdade a informação está ao alcance é só procurar :)
e essa historia de "censurar" a internet ... ninguem merece ...

beijos